Sobre mim

Olá, sou o Gabriel Vicente.

Possuo +12 anos de experiência em tecnologia e engenharia de software como desenvolvedor back-end, front-end, full-stack, arquiteto, tech lead, coordenador e gestor funcional em pequenas, médias e grandes empresas.

Possuo graduação em Ciência da Computação, também sou pós-graduado em Business Intelligence & Analytics pela Escola Conquer.

Tenho +5 anos de atuação com gestão de projetos e produtos, nas formas estratégica, tática e operacional, acompanhamento de KPIs e OKRs, direcionando de temas estratégicos em soluções de problemas, mapeamentos de gargalos e visão de risco nas áreas de negócio, software e dados.

Também possuo +5 anos de experiência com gestão funcional direcionando
carreira de profissionais juniores, plenos, seniores e especialistas, criando planos de reversão, efetuando contratações e desligamentos, atuando como guardião da cultura das empresas.

Vasta vivência com diversas linguagens de desenvolvimento de aplicações resilientes, seguras e escaláveis através das seguintes tecnologias e frameworks .NET (C#, Web API, WF, ASP.NET Core, MVC), NodeJS, IBM DXL DOORS, pesquisador de conceitos e práticas de Security (OWASP), SRE & DevOps e Observability, desenvolvedor front-end com Angular 2+, AngularJS, JavaScript, jQuery, CSS e HTML, desenvolvendo APIs REST e tendo trabalhado com SOAP. Boa experiência em bancos de dados (lógica operacional, procedures e relatórios): SQL Server, PostgreSQL, MySQL, Redis, MongoDB etc.

Disseminador de conhecimento da área de arquitetura de software, utilizando e propagando padrões de design, padrões e estilos arquiteturais como DDD (Domain-Driven Design), SOLID, GoF, POO, CQRS, Event-Driven Architecture, Event-Sourcing através de tech talks e code reviews.

Fortes vivências de arquitetura e implantação em Cloud utilizando CI/CD na AWS, IaaC, versionamento usando GitHub, Gitlab, acompanhamento métricas de Observability (como Four Golden Signals) em ferramentas como Splunk e AppDynamics, criando dashboards, queries e alertas, garantindo escalabilidade do ambiente usando recursos como ECS, EC2, NLB, ApiGateway.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Filipenses 4:13